Compartilhandobanners.blogspot.com

3/28/2006

Brinquedos, etc - Saci - Mercado Livre - 120 x 300




Copie e cole no seu blog:



Mais informações:

Saci
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Saci, ou Saci-pererê, é um personagem bastante conhecido da mitologia brasileira, que teve sua origem entre os indígenas da região de Missões. Inicialmente retratado como um curumim meio endiabrado, não se diferenciava muito das crianças indígenas, com duas pernas e de cor morena, mas possuía um rabo.

No norte do Brasil, a Mitologia Africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também da Cultura Africana o pito, uma espécie de cachimbo, e da Mitologia Européia, herdou o pileo, um gorrinho vermelho.

Imortalizado nas histórias contadas à beira das fogueiras nas cidades do interior do Brasil, o Saci ganhou um novo e importante aspecto cultural nos livros de Monteiro Lobato e nas histórias em quadrinhos de Ziraldo, alcançando desta forma, também as crianças da cidade grande. Com a contribuição destes dois escritores o mito do Saci sobrevive à invasão das culturas estrangeiras amplamente divulgadas pela mídia.

É considerado uma figura brincalhona, que diverte-se com os animais e pessoas, criando dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios. O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII.

A função desta divindade era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado ás plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, concentrado e outros medicamentos feitos a partir de plantas. Como suas qualidades eram as da farmacopéia, também era atribuída a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.

A lenda diz que o Saci está nos redemoinhos de vento, e que pode ser capturado jogando-se uma peneira sobre estes. Deve-se então retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência, guardando o Saci em uma garrafa.

Leia verbete completo: Wikipédia, a enciclopédia livre.