Compartilhandobanners.blogspot.com

3/28/2006

Livro - Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa - Livraria Cultura - 120 x 300




Copie e cole no seu blog:




Mais informações:

Grande Sertão: Veredas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Grande Sertão: Veredas é um livro de Guimarães Rosa escrito em 1956 e é um dos mais importantes livros da literatura brasileira. Pensado inicialmente como uma das novelas do livro "Corpo de Baile", lançado nesse mesmo ano de 1956, em que veio à luz também a quarta edição de Sagarana, revista pelo autor, cresceu, ganhou autonomia e tornou-se um dos mais importantes livros da literatura de língua portuguesa e mundial. Grande sertão: veredas é a expressão máxima do que a ensaísta Dirce Cortes Riedel chamou de “sertão construído na linguagem", isto é, o sertão dos Campos Gerais apropriado e recriado pela poesia rosiana. Mais extensa das narrativas do autor, o livro é a narração pela personagem Riobaldo, de suas andanças pelo sertão. O jagunço Riobaldo conta sua saga a um ouvinte letrado, cuja presença é perceptível apenas pelas marcas que deixa no discurso do narrador.

Veja verbete completo na Wikipedia: Grande Sertão: Veredas

João Guimarães Rosa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

João Guimarães Rosa (Cordisburgo, MG, 27 de junho de 1908 - Rio de Janeiro, RJ, 19 de novembro de 1967), médico, escritor modernista e diplomata brasileiro.

Autor de contos e livros marcados pela presença do sertão como palco das ações. Sua obra ficou marcada pela linguagem inovadora, utilizando elementos de linguagem popular e regional, com fortes traços de narrativa falada. Tudo isso, unindo à sua erudição, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções semânticas e sintáticas.

Veja verbete completo na Wikipedia: João Guimarães Rosa