Compartilhandobanners.blogspot.com

4/13/2006

Livro - The selfish gene - Richard Dawkins - 120x300




Copie e cole no seu blog:




Mais informações:

O gene egoísta na Wikipédia, a enciclopédia livre

O Gene Egoísta é o livro em que Richard Dawkins apresenta uma teoria evolucionária que procura explicar a evolução das espécies na perspectiva dos genes e não na do indivíduo ou da espécie. Segundo a Teoria do gene egoísta, o gene é a unidade fundamental da evolução. Esta ideia põe cobro a algumas confusões que se criaram com o objectivo de explicar determinadas características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Olhando-se para a evolução do ponto de vista do gene, é possível explicar mesmo fenómenos de selecção de grupo. Este livro também é notável por (re)introduzir o conceito de Meme.

O Conceito de máquina de sobrevivência abordado no livro, no entando não é originalmente de Dawkins, tendo base nos trabalhos pioneiros de G. Willians e Maynard Smith. O crédito é dado no próprio livro quando Dawkins deixa bem claro que a ideia original não é dele e que já existia e que só faltava cunhar-se o termo.

Outro ponto seminal do livro é a idéia de meme, mencionada brevemente pelo autor, e mais tarde amplamente desenvolvida pela doutora em psicologia Susan Blackmore.

Leia verbete completo na Wikipédia, a enciclopédia livre